0
Swipe to the left

Bota de Engenheiro: 5 características que não podem faltar

A profissão de engenheiro envolve inúmeras áreas e há algo em comum entre quase todas elas: o dinamismo necessário ao profissional para frequentar ambientes diversos. A maior responsabilidade desses profissionais é fazer a comunicação entre a teoria e a prática, ou seja, aplicar a teoria estudada nos ambientes controlados em projetos do mundo real. E essa responsabilidade reflete bem os ambientes que muitos engenheiros frequentam em seu dia a dia: desde obras, plantas industriais, até universidades e salas de reuniões de diretoria. Cada um desses ambientes demandam diferentes características de segurança, imagem e visual, seja em um tênis ou uma bota de segurança.

1. Segurança

A segurança é um item essencial, tanto para a saúde do engenheiro que utiliza o calçado, quanto para passar um bom exemplo para os demais profissionais envolvidos. O bico de composite por exemplo é um item essencial para aqueles profissionais expostos a impactos sobre os pés. Eles são capazes de resistir a impactos de até 200J, sendo também mais leves que os bicos de aço e tem a vantagem de passar livremente por detector de metais, evitando constrangimento em bancos e aeroportos. O bico de composite pode ser mais uma das características de alguns modelos classificados pelo ministério do trabalho como Contra Choques Elétricos. O solado antiderrapante e resistente a óleos combustíveis fecham as principais características que tornam a rotina de um engenheiro mais segura.

2. Conforto

O conforto é um item negligenciado nos EPIs mais antigos. Essa característica não pode faltar a qualquer profissional que se movimente bastante durante sua rotina, auxiliando de forma surpreendente no bem estar, produtividade e eficiência do profissional de engenharia. O solado e palmilha com capacidade de absorção de energia, aliado a um calçado mais leve e flexível trazem um ponto a mais de conforto.

3. Imagem do profissional

A imagem que o profissional é capaz de transmitir com suas atitudes e seu visual auxiliam no relacionamento com os diferentes profissionais, clientes ou parceiros de trabalho. O novo EPI é pensado em manter também um estilo moderno ao profissional que utiliza a bota ou calçado de segurança. O uso de cores e detalhes de design trazem um visual mais esportivo e elegante.

4. Exigências técnicas

O cumprimento às exigências de cada local com itens técnicos e especificações validadas pelo ministério do trabalho é essencial para permitir o trânsito em áreas de exigência de EPIs ou calçados de segurança. Nesse caso, é necessário que se verifique as exigências de cada área consultando os órgãos responsáveis e o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho que cada calçado possui (CA).

5. Hidrorepelente

Como o profissional de engenharia transita em ambientes abertos e expostos ao tempo, é necessário que o calçado possua proteção contra o encharcamento essencial em dias de chuva ou visita a locais onde os pés estarão expostos à água. As botas com tecnologia hidrorepelente permitem que os pés se mantenham ventilados, com a temperatura controlada e também evitam o encharcamento.

Essas características em nosso entendimento, garantem uma rotina mais adequada aos profissionais de engenharia. Se você tiver algum ponto a adicionar em nossa discussão, por favor deixe seu comentário logo abaixo!

Para mais informações sobre os calçados verifique na descrição de cada um dos produtos. Veja alguns dos produtos acessando: Sapatos de Segurança e Calçados para Manutenção.

Um abraço da Equipe Mameluko!