0
Swipe to the left

novembro 2015

Compra Consciente: Um desafio Atual

O consumismo faz parte da existência do ser humano, já que precisamos suprir nossas necessidades essenciais como alimentação, moradia, educação, higiene, trabalho, etc, no entanto muitas vezes o mercado cria ilusões de que alguns produtos são fundamentais, criando falsas necessidades de consumo.

Todos os dias nos deparamos com diversas propagandas e anúncios de inúmeros produtos que tem como objetivo principal estimular nosso espírito de consumidor. A maior parte deles tem um objetivo muito maior em estimular nosso "Ter" do que nosso "Ser".

Mas como assim?

Nosso Ter é simplesmente nossa capacidade de adquirir e possuir objetos e serviços, ou seja, é uma classificação social baseada somente no que possuímos ou no que podemos possuir. Normalmente os produtos adquiridos pelo Ter não acrescentam benefícios reais para a vida do consumidor.

Nosso Ser é uma classificação muito mais profunda. Ele se refere ao papel que o individuo desempenha na sociedade, ou seja, qual a contribuição que esse indivíduo realiza durante sua existência. Os produtos adquiridos com objetivo do Ser auxiliam na formação da particularidade e da capacidade do individuo.