0

Sapatos para Gastronomia

Sapatos para Cozinha / Gastronomia

As características necessárias para um calçado ser ideal às necessidades do setor de Alimentação e Gastronomia (Cozinha Industrial, Lanchonetes, Restaurantes, Bares, etc.) podem mudar dependendo da atividade. De forma geral, os calçados indicados possuem:

- Conforto ao profissional durante as jornadas de trabalho, auxiliando em seu rendimento durante todo o dia;

- Solado Antiderrapante, Material Impermeável e cabedal totalmente fechado, sem aberturas ou frestas;

- Proteção contra os riscos mais comuns nesta área, que são:

  • Queda de objetos sobre os pés; Pés úmidos pelo constante trabalho com água; Quedas em pisos escorregadios, molhados ou com restos de alimento sobre o piso.

  • Consulte também o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) de seu local de trabalho e possíveis legislações regionais para identificar quais necessidades seu calçado deve atender.

    Itens 1 a 45 de 182

    por página
    Indicar Direção Descendente
    Página:
    1. 1
    2. 2
    3. 3
    4. 4
    5. 5
    Próxima

    Itens 1 a 45 de 182

    por página
    Indicar Direção Descendente
    Página:
    1. 1
    2. 2
    3. 3
    4. 4
    5. 5
    Próxima
     

    Gastronomia e Cozinha

    O setor de alimentação tem crescido e se profissionalizado muito nos últimos anos.

    São Restaurantes, Lanchonetes, Bares, Pizzarias, Churrascarias, Restaurante de Comida Japonesa, Food Trucks, e muitos outros, gerando assim novos empregos para os cargos de Chefe de Cozinha, Gerente de Restaurantes, Nutricionistas, Subchefe de Cozinha, Cozinheira ou Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha, Garçons e Garçonetes.

    Todos eles devem usar um Calçado Profissional, mesmo para quem apenas abastece o Buffet, pois isso pode evitar e prevenir vários tipos de acidentes, já que a cozinha reúne muitos perigos como:

    • Áreas molhadas com Piso Escorregadio;
    • Uso de materiais pontiagudos, como facas, tesouras, espetos etc;
    • Lidar com a alta temperatura do forno e fogão e movimentação das preparações muitas vezes líquidas, como sopas e caldos, que podem provocar queimaduras nos pés;
    • Objetos pesados que podem cair sobre os pés, como recipientes com molhos congelados, por exemplo.
     

    Então qual o Sapato ideal a área de Gastronomia?

    Vamos então apresentar algumas características importantes que um bom Sapato Profissional para quem trabalha na Cozinha deve ter:

    - Calçado deve ter um solado ANTIDERRAPANTE (anti quedas);

    - Deve ser FECHADO e IMPERMEÁVEL, para cobrir todo o peito do pé, (proteger de queimadura e de queda de objetos como facas e outros objetos pontiagudos; - Em caso de manuseio de objetos pesados, como panelas ou congelados que podem cair sobre os pés é indicado o uso de calçados com algum tipo de biqueira protetora (Biqueira de Aço ou Biqueira de Composite);

    - Muito importante também, o calçado deve oferecer CONFORTO ao profissional durante a jornada de trabalho, escolha um sapato ou bota que seja leve, pois são os mais confortáveis aumentando seu rendimento durante todo o dia;

    Como normalmente a temperatura é mais quente na cozinha, também é importante pensar na Meia do uniforme de trabalho. Neste caso, é indicado:

    - O uso de meias com boa respiração, pois ajudam a diminuir o calor dentro do calçado e evita que os pés fiquem úmidos;

    Dica importante: Caso o seu pé fique muito suado durante o trabalho, o ideal é ter 2 pares de calçado para revezar o uso, assim você consegue deixar um par respirar por um dia, enquanto utiliza o outro par. Isso auxilia até na durabilidade do calçado.

    Confira a coleção de Calçados para Área de gastronomia que a Mameluko organizou nessa página!

    Desejamos um bom trabalho a todos, com conforto, segurança e muito sabor!