0

Sapato Antiestático

 

Sapatos Antiestáticos são Calçados Técnicos extremamente importantes em vários Setores. Este tipo de calçado remove ou reduz a formação de eletricidade estática corporal. 

O uso de Sapato Antiestático é muito importante, pois protege o trabalhador quando evita formação de centelhas de ignição.

Este atrubuto técnico é extremamente importante quando há presença de substâncias e gases inflamáveis, por exemplo.

Desta forma, este tipo de Calçado se faz presente em várias áreas como indústrias bélicas, petroquímicas e na fabricação de placas eletrônicas. 

Também podemos ver profissionais usando Sapato Antiestático no ramo têxtil, postos de gasolina, cabines de pintura, transporte de combustível, abastecimento de caminhões-tanques etc.

Confira abaixo a coleção especial de Calçados Antiestáticos ESD que a Mameluko separou para você.

 

10 Item(s)

por página
Indicar Direção Descendente

10 Item(s)

por página
Indicar Direção Descendente

Um novo conceito para os Calçados Profissionais

Você tem percebido algo diferente nos calçados profissionais? Os profissionais de hoje em dia não querem mais trabalhar com um tanque de guerra nos pés, um calçado pesado, duro e desconfortável. Estamos vivendo uma grande mudança nos conceitos desses Calçados destinados ao trabalho. Esta mudança, ou tendência, está muito ligada ao aspecto Estético do Calçado e aos atributos tecnológicos de material e desenvolvimento. A formalização de diversas funções profissionais também vem trazendo exigências diferentes ao mercado.

Tradicionalmente, os Calçados Profissionais, ou calçados para Trabalho, sempre tiveram aspecto mais robusto, muitas vezes rústico. Vejamos alguns exemplos de uma linha de calçados de segurança que representam este desenho mais tradicional:

 

Calçados profissionais mais clássicos

Este é um desenho de calçado facilmente encontrado. Mesmo sabendo que existem diferenças em níveis de acabamento e qualidade de material, encontramos diferentes fabricantes que apresentam esta linha tradicional de Calçados para Profissionais. Para se ter uma ideia, a foto pouco acima mostrada demonstra calçados de marcas diferentes, entretanto muito semelhantes no estilo. E poderíamos colocar outros tantos exemplos de marcas com modelos tradicionais que a estética do calçado seria bem semelhante a eles.

O que observamos é que cada vez mais tipos de profissionais estão adotando o uso de calçados adequados às suas funções e, com isso, temos uma crescente variedade de novas exigências no setor.

O que antes podíamos observar, era a exigência primordial no aspecto segurança, é claro, já que um Calçado para Trabalho, seja ele ocupacional ou de segurança, não pode falhar na oferta de seu maior valor, que é proteger os pés. Esses calçados foram historicamente mais procurados para uso de trabalhadores do setor industrial (setor chamado popularmente de "Chão de Fábrica") e por profissionais da Construção Civil (Construtores e Pedreiros), entre outros. Nestes casos, um calçado robusto, durável e com componentes de proteção, era o suficiente para ser adotado como um EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Como já comentado acima, o tempo foi passando e novos profissionais, com outras exigências começaram a adotar o Calçado Profissional como uniforme. Engenheiros, Arquitetos, Enfermeiros, Auxiliares de Limpeza, Chefs de Cozinha e Cozinheiros são bons exemplos desta "nova leva" de profissionais que por exigência, necessidade ou mesmo praticidade, começaram a usar com frequência este tipo de calçado.

As novas exigências influenciam o Calçado Profissional em diversos aspectos.

Nesta publicação separamos 3 pontos que se destacam nesta "nova cara" do Calçado para Trabalho, conforme itens abaixo:

 

  • - Material utilizado: Alguns profissionais necessitam de calçado mais leve ou mesmo com aspecto menos Robusto. Outros ainda, buscam materiais especiais, por exemplo, impermeáveis. Com isso podemos notar um conjunto de modelos que usam materiais emborrachados (PU, TPE e EVA, por exemplo, são siglas que nomeiam materiais bastante diferentes, porém popularmente generalizados como "borracha"), e também Microfibra, formando modelos bem diferenciados dos tradicionais:
  • - Componentes de segurança específicos: Algumas áreas exigem componentes de segurança bem específicos. No caso do Calçado para Cozinha, o solado Antiderrapante é componente essencial pra o profissional. Já para Enfermagem, além de um calçado leve, uma norma chamada de NR32 exige que o calçado seja 100% fechado. Existem também especificidades técnicas como por exemplo Sapatos Antiestáticos ESD, que, apesar de técnicos, podem sim possuir visial agradável e simpático.
  • - Desenho moderno: Muitos profissionais necessitam de Comodidade e Segurança durante toda a rotina de trabalho, sem ter que direcionar um calçado para cada tipo de ocasião. Vejamos a rotina de um Engenheiro, por exemplo, que deve verificar pessoalmente uma Obra, ou mesmo visitar uma Indústria. No mesmo dia deve estar presente em uma reunião com futuros clientes ou resolver assuntos administrativos em seu escritório. Neste caso, um calçado com características profissionais também deve ter grande apelo estético para acompanhar este profissional do ambiente externo ao ambiente mais formal. É, principalmente para estes casos, que os novos desenhos de Calçados Profissionais são ótima escolha. Muitos modelos nem mesmo parecem calçados de segurança.

 

Não temos como negar que o Calçado para uso Profissional está ganhando uma nova cara. Os modelos estão cada vez mais modernos e mais completos, quando nos referimos aos Elementos estéticos, Componentes de Segurança e Proteção, como é o caso dos Calçados Antiestáticos. O mercado se prepara cada vez mais para esta nova realidade.

Verifique na Mameluko Calçados Profissionais a variedade incrível de Calçados para usar no trabalho. Veja na prática como “entrar com os dois pés" nesta nova realidade que mistura Proteção e Moda.