0
Swipe to the left

A Moda do Sapato de Couro: da Sobrevivência à Passarela!

Couro, Chimarrão, Sapato e Gaúcho, o que estas palavras têm em comum? TUDO!

A palavra Chimarrão, significa "tudo que é selvagem" e que vive livremente, foi o nome dado ao GADO, animais que foram introduzidos no território que abrange o Rio Grande do Sul e o Uruguai no início do século XVII.

Esse mesmo gado, que se multiplicou muito, começou a ser disputado por causa da extração do COURO - por Portugueses, Espanhóis e pelos missionários jesuítas do Uruguai e do Sul do Brasil.

Outra coincidência curiosa: Chimarrão, é também o nome dado à bebida forte e quente feita da "erva sagrada'' (erva mate), preparada numa cuia que revigora e dá energia para suportar o frio, e também se tornou um nome popular entre os gaúchos.

Nessa época se dava mais valor ao couro do animal que o valor dado para a carne. Esse período ficou conhecido como "Ciclo do Couro". E foi por causa dessa atividade de caça ao gado Chimarrão que surgiu o nome da figura masculina do caçador de gado dos Pampas Gaúchos: o Gaúcho!

O couro era importante para sua sobrevivência, o couro os vestia, os aquecia e os ajudava a criar acessórios para os cavalos, os Gaúchos também usavam o couro nos pés para proteger da chuva, do vento, do frio e das tempestades.

Hoje, a coisa se inverteu e o couro passou a ser um subproduto da carne, mas nem por isso perdeu sua importância, muito pelo contrário. Naquela época a abundância de couro sobrando, fez com que ele passasse a fazer parte da vida dos artesãos e assim eles inventaram vários produtos novos. O couro assim ganhou destaque pela sua versatilidade e durabilidade.

Hoje ele é encontrado em muitos produtos no nosso dia a dia. Está presente em artigos como: vestuário, móveis, utensílios domésticos, bancos de carro, malas, bolsas, carteiras, pastas executivas e esportivas, decoração, portanto fazem parte da vida do homem moderno, mas foi graças ao couro que o homem, das cavernas e nômades dos tempos primórdios, conseguiram resistir aos fenômenos da natureza e não morreram todos de frio.

Sendo o couro tão resistente e versátil, ele se adapta muito bem aos pés, enquanto você está calçado é macio, mas resistente tornando essa matéria-prima ótima para a confecção de calçados.

Neftali Sapato de Couro Branco Mameluko

Por ser um material com características únicas e obra prima da mãe natureza, nem a mais moderna tecnologia conseguiu fazer um material sintético tão resistente quanto ao couro, pelo menos ainda não. Mas a tecnologia só ajudou a avançar na Arte de Confecção dos nossos Calçados em Couro Brasileiros, e que estão entre os Sapatos mais amados do mundo.

Hoje os calçados de couro estão presentes nas Passarelas da Alta Moda. São Tênis, Plataformas, Sapatos Sociais de Salto Alto, Sapatilhas, Sapato com Salto Anabela e isso faz com que muitos looks fiquem perfeitos com um belo Sapato de Couro.

Estes Calçados combinam muito mesmo com as Roupas Brancas e Uniformes para Enfermeiras que trabalham longos períodos e não podem abrir mão da elegância!

Encontre o seu Calçado de Couro perfeito para trabalhar aqui na Mameluko!