0
Swipe to the left

​7 Dicas de cuidados para grávidas durante a jornada de trabalho

cuidados para grávidas durante a jornada de trabalho

Os Profissionais da área da Saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem são conhecidos pelos seus dons com cuidados e profundos conhecimentos sobre saúde. É claro que uma profissional desta área quando fica grávida tem muitas informações privilegiadas sobre esta fase da vida, mas nunca é demais lembrar alguns cuidados que estas mulheres devem ter, seguindo dicas de outras mulheres que já passaram por isso.

Gravidez não é doença, mas nem toda gravidez é fácil. Algumas mulheres sentem enjoos frequentes, vômitos e mal estar, outras se sentem tão bem que não sabem o que é isso. mas mesmo assim devem tomar alguns cuidados. Temos algumas dicas importantes para você que está nessa fase linda e quer passar da melhor maneira possível:

1- Primeiro de tudo, assim que se sentir segura, você deve contar aos seus colegas mais próximos de trabalho sobre a gravidez, assim você pode contar com a ajuda deles em muitos momentos, por exemplo você pode não aturar certos cheiros, como sangue e fezes, que podem surgir durante sua rotina de trabalho, como trocar com você quando um paciente estiver passando mal, vomitando, o que pode te fazer vomitar também, já pensou você vomitando em alguém? Ou um colega pode te ajudar a transportar um paciente obeso, ou fazer algum procedimento mais pesado, mover uma cama, pois todos sabem que grávidas devem evitar esforços excessivos. Por estes motivos é bom deixar seus colegas de trabalho saberem o quanto antes, para que eles possam te ajudar e salvar o dia para você.

2- Conheça seus limites. Só você pode impor isso! Saiba quando você precisa de uma pausa para se sentar e sente-se ou quando você precisar pedir ajuda a alguém, peça. Você pode até tentar e ver até que fase da gravidez você estará disposta a realizar as atividades, mas certifique-se de que você está fazendo isso por si mesma. Pode ser mais difícil do que parece e você se sente mal porque você quer fazer a sua parte. O mais importante é sentir seu corpo e entender seus limites, e não ultrapassá-los.

3- Invista em meias de compressão. É importante ter meias de diferentes graus de compressão, assim você pode escolher de acordo com o cansaço e período do trabalho. Elas realmente fazem a diferença para inchaço, dor e apoio. Indica-se também ter alguns pares a mais de meias para dar tempo de lavar e ter outras limpas para utilizar.

4- Cuide bem de você. Especialmente se estiver grávida durante a temporada de gripe! Se está grávida, está imunocomprometida. Se você é uma enfermeira grávida, você é uma pessoa imunocomprometida em torno de várias pessoas doentes. Certifique-se de estar atenta à higiene das mãos. Use uma máscara se você está começando a não se sentir bem ou se você está cuidando de alguém e pode contrair alguma doença deles. Coma bem, descanse bem, etc.

5- Leve com você uma bolsa ou necessaire com lanches saudáveis, frutas e itens que te fazem ficar longe das náuseas! Comer de pouco em pouco tempo, e pouca quantidade ajuda muito a evitar o início dos enjoos, muitas grávidas contam que o enjoo começa quando a fome bate. O mais importante é manter os lanches perto de você e vale até colocar um despertador pra te avisar que está na hora de comer. Pois provavelmente vai acontecer, antes que você perceba, já se passaram duas horas desde que você comeu, e pode começar a ficar com mal-estar. Tente evitar doces e gordura, pois contém calorias vazias, engordam e não trazem benefícios como vitaminas e minerais.

6- Hidrate-se! Lembre-se que as grávidas precisam beber muito líquido, principalmente água mas também podem preferir suco de frutas, chás e leite.

7- Investir em roupas e calçados profissionais confortáveis. Algumas mulheres acham que não precisam se preocupar com isso, mas muitas se sentem melhor ao usar roupas mais folgadas e calçados adequados, que não apertem ou machuque, assim o Bebê e o corpo da Mãe tem espaço para crescer. Muito importante também é o cuidar para que o calçado seja confortável, que não aperte os pés quando o pé fica inchado (algumas buscam usar um número maior para ter mais conforto). O calçado deve ter um solado resistente que não escorregue, evitando as quedas que podem ser perigosas nesta fase. Além disso, uma palmilha confortável que consiga absorver o impacto ao caminhar, evita dores nas pernas e nos pés, principalmente porque o peso da mulher aumenta com o passar dos meses.

Com estas dicas, você tem grandes chances de ter uma gravidez tranquila, sem problemas, com cuidados e com muito amor, afinal é um momento inesquecível, com várias sensações e sentimentos a flor da pele! Boa sorte!

Se você já passou por essa experiência, deixe seu relato abaixo nos comentários! Deixe uma dica para as mamães de primeira viagem!