Compra Consciente: Um desafio Atual
O consumismo faz parte da existência do ser humano, já que precisamos suprir nossas necessidades essenciais como alimentação, moradia, educação, higiene, trabalho, etc, no entanto muitas vezes o mercado cria ilusões de que alguns produtos são fundamentais, criando falsas necessidades de consumo.
Todos os dias nos deparamos com diversas propagandas e anúncios de inúmeros produtos que tem como objetivo principal estimular nosso espírito de consumidor. A maior parte deles tem um objetivo muito maior em estimular nosso "Ter" do que nosso "Ser".
Mas como assim?
Nosso Ter é simplesmente nossa capacidade de adquirir e possuir objetos e serviços, ou seja, é uma classificação social baseada somente no que possuímos ou no que podemos possuir. Normalmente os produtos adquiridos pelo Ter não acrescentam benefícios reais para a vida do consumidor.
Nosso Ser é uma classificação muito mais profunda. Ele se refere ao papel que o individuo desempenha na sociedade, ou seja, qual a contribuição que esse indivíduo realiza durante sua existência. Os produtos adquiridos com objetivo do Ser auxiliam na formação da particularidade e da capacidade do individuo.
A distinção das duas classificações é fundamental para nosso desenvolvimento, afinal todo produto que consumimos é um investimento em nossas vidas, portanto é importante que aquele produto tenha real significado para você.
Mas como posso então fazer um consumismo consciente?
Antes de realizar uma compra você deve se perguntar: O que esse produto vai acrescentar em meu Ser?
Para os calçados profissionais, por exemplo, o objetivo principal do produto não é simplesmente um acessório, mas sim uma ferramenta que auxilia em seu desempenho. O fator conforto faz com que o profissional possa trabalhar com foco, sem ter que se preocupar com seus pés, e o fator segurança garante que o trabalho possa ser feito sem riscos, garantindo a continuidade da jornada e da saúde do indivíduo.
Os produtos para o Ser também podem ter foco na beleza, afinal de contas autoestima é uma ferramenta poderosa de estímulo, que pode tornar uma atividade ainda mais prazerosa, no entanto é importante lembrar de que o mais importante é a pessoa que usa o produto e não o objeto em si.
Pensando superficialmente parece fácil distinguir um tipo de consumo do outro, mas para realizar essa classificação não deve ser considerado somente o senso comum. A melhor forma de distinguir se realmente aquele produto colabora com seu Ser é o autoconhecimento, pois quanto maior a sua percepção sobre si mesmo, maior sua capacidade de decidir o que é importante para sua vida, afinal de contas quem melhor do que você para realizar suas próprias escolhas?
É importante que termos consciência do consumismo, e respeitar a opinião e estilo de vida das pessoas, pois para eles o importante é "SER" e não "TER".
Primeira compra com vocês e saio completamente satisfeita